quinta-feira, 7 de abril de 2011

inafante dom henrique

Nanociência

Por Fernando Rebouças
A nanociência é entendida com uma área de conhecimento de pesquisas e implementações nanotecnológicas nos setores de engenharia, física, química, biologia, eletrônica, computação e medicina. Visa o estudo do controle da matéria na escala nanométrica e sua organização átomo por átomo. O termo “Nano” provém do grego “nannós”, que em português significa “pequenez ao extremo”.
A nanociência é responsável pela criação do microscópio de varredura por tunelamento em 1981, conhecido internacionalmente como STM. O método envolve o desenvolvimento de células inteligentes e a miniaturização de dispositivos para maior aproveitamento de espaço e de energia.
Esta ciência despontou no ano de 1959, quando o físico Richard Feynman defendeu a ideia de agrupar na cabeça de um alfinete todos os 24 volumes da Enciclopédia Britânica. Feynman faleceu em 1988, e recebeu o prêmio Nobel de Física em 1965.
Nos estudos, a medida de um nanômetro (1 nm) é 0,000000001 metro, ou seja, um nanômetro corresponde a um bilionésio de metro.
A nanociência é grande detentora de poder tecnológico. Através deste conhecimento pode-se alcançar curas de doenças, ampliar dimensões e dar maior credibilidade ao conhecimento científico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário